Você pode ter uma marca que já vende produtos em uma loja física ou mesmo usar ferramentas informais para realizar vendas, mas agora decidiu profissionalizar seu negócio com a criação de um e-commerce; ou você pode querer já começar sua marca com um e-commerce para chamar de seu! Não importa com qual desses cenários você se identificou, a dúvida é uma só: como escolher a plataforma de e-commerce para o seu negócio? No artigo de hoje, listamos os principais tópicos que você precisa checar na hora de avaliar e comparar as opções.
Como funciona uma plataforma de e-commerce?
O primeiro passo, antes de descobrir como escolher a plataforma de e-commerce, é entender como funciona uma plataforma de e-commerce e quais as ferramentas que ela pode disponibilizar, considerando que há diferenças entre as diferentes opções.
Uma plataforma de e-commerce é um sistema de software que permite a criação, gerenciamento e operação de uma loja virtual na internet. Ela oferece uma estrutura completa para a venda de produtos ou serviços online, desde o processo de exibição dos produtos até o pagamento e entrega.
A maior diferença entre as plataformas é que elas estão divididas em duas categorias: plataformas prontas e plataformas abertas.
As prontas oferecem mais praticidade, mas também certa limitação; outro ponto positivo é que podem ser mais acessíveis. Dentre as principais, podemos destacar: Tray Commerce, Nuvem Shop e Loja Integrada.
Já as plataformas abertas podem ser 100% personalizadas, mas podem demandar um investimento financeiro maior. Independentemente de qual você escolha, conte com uma empresa profissional para garantir um bom resultado.
Como escolher a plataforma de e-commerce? Saiba quais pontos você deve avaliar
A escolha da plataforma de e-commerce é uma decisão fundamental para o sucesso do seu negócio online. Com tantas opções disponíveis no mercado, é importante analisar as características de cada plataforma com atenção e considerar as necessidades específicas do seu negócio.
Abaixo, você confere os principais aspectos a serem considerados ao escolher a melhor plataforma de e-commerce para atender às demandas do seu negócio.
Qual o tamanho da sua marca?
Avalie as necessidades atuais e futuras do seu negócio. A plataforma escolhida deve ser capaz de suportar o crescimento da sua loja online. Verifique se ela oferece recursos importantes, como controle de inventário, processamento de pagamentos, ferramentas de marketing, entre outros.
Se você tiver uma loja física, é recomendável unificar o estoque e, para isso, o sistema de ambos precisam ser amigáveis.
Facilidade de uso
Uma plataforma de e-commerce intuitiva é fundamental para garantir uma experiência agradável para os administradores e clientes. Procure por interfaces amigáveis, com recursos de arrastar e soltar, personalização e gerenciamento simplificado do conteúdo e produtos.
Lembre-se: é fundamental facilitar ao máximo a jornada de compra dos clientes. Caso contrário, eles desistem da compra.
Suporte ao cliente
O suporte ao cliente é essencial para resolver problemas técnicos e tirar dúvidas rapidamente. Por isso, se você optar por plataformas prontas, é fundamental que elas ofereçam um suporte eficiente.
Dê preferência a uma plataforma que ofereça suporte 24 horas, com opções de chat, e-mail ou telefone, para garantir que qualquer eventualidade seja tratada prontamente.
Segurança
A segurança é uma prioridade quando se trata de vendas online. Verifique se a plataforma oferece protocolos de segurança sólidos, como certificados SSL e criptografia de dados. Além disso, certifique-se de que a plataforma siga as regulamentações e padrões de segurança.
Custos e taxas
Analise os custos envolvidos na utilização da plataforma de e-commerce. Considere as taxas de transação, mensalidades, custos de hospedagem, personalizações e integrações com outros serviços, como formas de pagamento e fretes.
Escolha uma opção que esteja dentro do seu orçamento e ofereça um bom custo-benefício para os seus clientes, caso contrário, eles podem recorrer ao preço inferior da concorrência.
Integrações e extensões
Verifique a capacidade da plataforma de se integrar a outras ferramentas essenciais para o seu negócio, como sistemas de gestão (ERP), ferramentas de marketing, serviços de entrega e meios de pagamento.
Oferecer opções para adicionar extensões e plugins também é um diferencial importante que pode facilitar o seu dia a dia e ajudar a personalizar sua loja online.
E-commerce responsivo
Com o crescimento do uso de dispositivos móveis, é essencial que a plataforma ofereça um design responsivo, ou até mesmo um aplicativo móvel, para proporcionar uma experiência de compra perfeita em smartphones e tablets.
Hoje em dia, esse é um ponto inegociável e, por isso, todas as plataformas alegam ser responsivas. No entanto, vale a pena conferir o desempenho de cada um para ver como essa adaptação funciona na prática.
Reputação e avaliações
Por fim, vale a pena pesquisar a reputação da plataforma por meio de avaliações de outros usuários e feedbacks de clientes. Busque por comentários de empresários que já utilizam a plataforma para entender melhor suas vantagens e desvantagens.
Para isso, você pode conferir o site Reclame Aqui e checar as redes sociais para dar uma olhada nos comentários.
Conclusão
Ao levar em consideração todos esses pontos, você tem um bom embasamento para tomar uma decisão e escolher a melhor plataforma de e-commerce para o seu negócio.
Lembre-se de que cada empresa tem necessidades específicas, portanto, a plataforma escolhida deve atender às suas demandas e metas de crescimento, contribuindo para o sucesso do seu empreendimento no mundo digital.
Muitas vezes, a escolha é norteada pela economia, mas apesar de ser um fator inevitável, não deve ser o principal. Uma escolha errada pode acabar acarretando transtornos ou mais gastos futuramente.
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Agora que você já conhece as opções e como escolher a plataforma de e-commerce que melhor atende sua marca e clientes, é hora de começar a criação! Para isso, conte com uma empresa experiente na área de desenvolvimento de loja virtual.
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