Atingir bons resultados de forma orgânica é uma estratégia recomendável a todos as empresas. Mas isso não exclui as vantagens — e a recomendação — de investir em ações pagas como as campanhas do Google Ads. No entanto, muitas empresas ainda evitam essas estratégias acreditando que para isso é necessário ter muito dinheiro ou que é uma opção inviável para pequenas empresas e até mesmo para profissionais liberais. Mas essa informação não poderia ser mais equivocada. Afinal, é possível investir em Google Ads com pouco dinheiro e ainda assim conseguir excelentes resultados. Saiba como no texto!

 

Como funciona o Google Ads?

O Google Ads é a plataforma de anúncios do Google. Nela, é possível anunciar na rede de pesquisa do Google, na rede de display (websites, portais de notícias, blogs, aplicativos e Gmail), e no YouTube. 

A forma mais conhecida é a rede de pesquisa. Isso porque é necessário apenas um pequeno texto e um link. Mas, claro, por trás disso existem escolhas na hora de anunciar que afetam a campanha positiva ou negativamente, assim como ocorre em qualquer investimento.

E, sem dúvidas, o investimento nas campanhas do Google Ads, assim como a publicidade online de modo geral, tem crescido consideravelmente, o que significa um número de concorrentes cada vez maior. Por isso, é imprescindível evitar erros na hora de criar a campanha, escolhendo o tipo ideal de anúncio, segmentando o público-alvo de forma assertiva e mensurando os resultados de cada ação. Isso tudo é o que garante a possibilidade de investir no Google Ads com pouco dinheiro e bons resultados!

No entanto, não é possível determinar um preço mínimo de investimento, pois isso varia muito de acordo com o segmento, palavra-chave e o período que será anunciado. Isso porque o Google Ads funciona como um leilão, sendo que o valor do clique no anúncio muda de acordo com a demanda e a concorrência.

 

Como investir no Google Ads com pouco dinheiro?

Separamos 5 passos indispensáveis na hora de investir no Google Ads com pouco dinheiro. Confira quais são eles a seguir.

 

1 – Invista em um especialista

Pode parecer contraditório colocar um “custo extra” para quem precisa economizar. Mas a verdade é que abrir mão de um especialista para fazer as campanhas do Google é um grande erro cometido. Na tentativa de economizar, acaba-se gastando mais para pagar pelos erros cometidos. É como se você, sem saber fazer um bolo, tentasse mesmo assim e acabasse desperdiçando todos os ingredientes, acabando com um bolo solado e intragável. Desperdício, né? O mesmo acontece se você contar com “um amigo” que não é um profissional da área de Marketing Digital. Infelizmente, isso é comum porque a plataforma do Google Ads é fácil de operar, mas por trás de cada ação existe um olhar estratégico para fazer as melhores escolhas.

Por isso, o primeiro passo para investir no Google Ads com pouco dinheiro é contar com um especialista. Não arrisque colocar todo o orçamento disponível de uma vez só, nem delegue essa tarefa para quem não tem experiência. Conte com alguém que entende os detalhes dessa operação, como os profissionais da KBR TEC.

 

2 – Escolha o tipo certo de anúncio

Além de diversas plataformas, o Google Ads também oferece tipos diferentes de anúncios baseados nos objetivos. A escolha do tipo de anúncio é fundamental para otimizar o orçamento da campanha. Isso porque a escolha certa traz mais resultados por menos.

Para escolher o tipo de anúncio, é necessário determinar justamente para que serve a campanha. Os objetivos mais comuns são Tráfego e Vendas. “Tráfego” é para atrair visitantes para o seu site, por exemplo, enquanto “Vendas” conta com um link direto para finalizar uma compra de produto ou serviço.

 

3 – Limite uma região

Apesar de a internet quebrar barreiras, isso não significa que as campanhas de tráfego pago não possam ser limitadas regionalmente. Inclusive, essa é uma tática muito funcional para trazer bons resultados investindo no Google Ads com pouco dinheiro.

Muitas pessoas acreditam que essa limitação serve apenas para um negócios presenciais ou com alguma limitação logística, mas estão enganadas. Limitar o alcance dos seus anúncios pode parecer negativo, afinal, menos pessoas verão, mas é o oposto: focar os anúncios em um raio menor pode melhorar o ROI (Retorno da Campanha). Para isso, é necessário avaliar onde se concentra o maior número do público-alvo.

 

4 – Segmente o público-alvo

Segmentar o público-alvo é necessário para qualquer estratégia de marketing. No Google Ads é possível segmentar o público baseado em localização e interesses. Além disso, dá para segmentar baseado em ações também: pessoas que visitaram seu site, que pesquisaram produtos ou serviços do seu nicho, etc.

A segmentação também precisa estar alinhada ao objetivo da campanha. Uma campanha com foco em reconhecimento, por exemplo, não faz sentido limitar para um público que já visitou o site da marca.

Assim, ao fazer a segmentação da forma correta, pode ajudar a aumentar de maneira significativa os lucros e as vendas.

 

5 – Mensure a campanha durante e depois da ação

Como você sabe que a campanha foi bem? Avaliando seus resultados, é claro! Apesar de óbvio, é comum pessoas inexperientes deixarem de mensurar os resultados da campanha. Inclusive, a mensuração não apenas aponta resultados positivos e negativos, mas a partir da interpretação deles, é possível melhorar ainda mais os resultados da próxima campanha, repetindo o que deu certo.

O Google Ads oferece diversas possibilidades de mensuração. Escolhendo as métricas corretas para avaliar, é possível otimizar as campanhas e melhorar o ROI.

 

O primeiro passo para otimizar seu investimento

Como você viu, contar com profissionais experientes na hora de criar anúncios no Google faz toda a diferença. Sem dúvidas, o conhecimento para criar campanhas no Google permite que o investimento seja otimizado, melhor distribuído e, com isso, alcança-se resultados melhores.

A KBR TEC tem mais de 20 anos no mercado de Marketing Digital em Santos e pode te ajudar nessa missão.

Para saber mais sobre como o Google Ads pode ajudar sua marca, é só mandar uma mensagem no WhatsApp ou preencher o formulário aqui no site.