As mídias sociais pertencentes ao Meta são as mais populares. Mas você sabia que o LinkedIn é a mídia perfeita para negócios B2B? São mais de 56 milhões de usuários no Brasil, com 2 vezes mais poder de compra do que a média da internet, além de ser formada por profissionais com grande poder de decisão nas empresas em que trabalham ou serem donos dos seus próprios negócios. Por isso, se sua empresa oferece serviços ou produtos para outras empresas, não tenha dúvidas: precisa estar no LinkedIn. E, uma vez lá, pode melhorar seus resultados exponencialmente por meio dos anúncios pagos. Continue a leitura e entenda a diferença entre LinkedIn Ads e Facebook Ads.
LinkedIn Ads: por que a rede profissional pode ser uma boa estratégia?
O principal atrativo do LinkedIn para empresas é, sem dúvida, seu público qualificado para negócios B2B.
Enquanto o Facebook pode ser uma boa opção para empresas que tratam diretamente com o consumidor final, no LinkedIn, sua empresa está em contato direto com profissionais que possuem grande poder de decisão em suas empresas ou mesmo com os próprios donos.
A maior parte dos usuários no LinkedIn são os chamados profissionais C Levels, ou seja, gerentes,diretores, proprietários, sócios e vice-presidentes.
O que nos leva ao segundo motivo para investir no LinkedIn: nenhuma outra mídia social é tão segmentada quanto o LinkedIn, a rede profissional de mais sucesso no mundo. Assim sendo, todos os usuários estão predispostos a fecharem negócio, seja a contratação de um serviço, compra de produtos ou mesmo a busca por empregos. Então, além de encontrar bons clientes, sua empresa também pode descobrir profissionais qualificados na hora de aumentar o seu time.
Além disso, ter uma Company Page no LinkedIn é uma forma de trabalhar o branding da empresa por meio de publicações institucionais com foco em gestão e posicionamento de marca.
LinkedIn Ads X Facebook Ads: principais diferenças
Apesar de o Facebook Ads e o Google Ads serem, até o momento, os meios mais comentados para realizar anúncios, o LinkedIn Ads é uma excelente ferramenta para quem quer investir em posts patrocinados e acelerar os resultados.
Mas já que Facebook e Linkedin são mídias sociais, quais as diferenças de anunciar entre elas? Confira a seguir.
Como você viu no tópico anterior, o público e a segmentação do LinkedIn são seus principais atrativos. Em comparação ao LinkedIn, o Facebook e o Instagram contam com públicos mais destoantes e com diferentes objetivos que nem sempre estão ligados ao profissional.
Por outro lado, quando falamos de LinkedIn Ads e Facebook Ads propriamente ditos, ou seja, os anúncios em si, umas das grandes diferenças é o orçamento para investir. Sendo que o Facebook Ads, em que você pode anunciar tanto no Facebook quanto no Instagram, precisa de um orçamento menor.
Ser mais barato até pode ser uma vantagem, por outro lado, você acaba encontrando mais concorrência devido a isso. E, claro, não podemos deixar de citar que o fato de o público ser mais disperso também barateia e pode diminuir os resultados dos anúncios no Facebook Ads, quando comparado ao LinkedIn.
Mais uma diferença na hora de anunciar no LinkedIn é a segmentação. Apesar de o Facebook Ads possuir grande especificidade de segmentação, quando o assunto é profissional, o LinkedIn sai na frente. Afinal, não basta “selecionar uma opção de público” se esse público não está presente nessa rede social. Assim sendo, se o foco da sua empresa é alcançar profissionais C Levels, a segmentação do LinkedIn Ads vai atender de forma muito mais específica.
O que você precisa saber na hora de anunciar no LinkedIn Ads
Até aqui, você já entendeu que o público qualificado do LinkedIn é seu maior diferencial. Mas como tornar essa qualidade um fato vantajoso para sua empresa? A resposta é simples: configurando bem o público-alvo de cada campanha e combinado com os objetivos da empresa.
Público-alvo personalizado
É possível ser bastante específico na hora de personalizar o público-alvo de cada campanha. Para isso, é necessário entender a persona da empresa para que o conteúdo seja assertivo.
A segmentação da campanha oferece opções como:
- localização,
- setor da empresa,
- tamanho da empresa,
- gênero,
- idade,
- tempo de experiência etc.
Nesse ponto, é importante ressaltar: quanto mais específico, menor o número de usuários alcançados. O que não é um problema, afinal, seu anúncio estará chegando a pessoas realmente interessadas com chances muito maiores de concluir o objetivo da campanha, o que nos leva ao próximo tópico.
Objetivos assertivos para os anúncios do LinkedIn
De modo geral, o LinkedIn Ads oferece 7 opções de objetivos para as campanhas. Escolher bem o objetivo é fundamental uma vez que isso vai determinar os usuários para quem o LinkedIn vai distribuir os anúncios.
Dentro do gerenciador de campanhas, é possível fazer uma configuração muito mais detalhada. No entanto, a plataforma oferece um meio mais simples de configuração também.
Entre os objetivos, estão:
- Conhecimento da marca: para divulgação de serviços e produtos e posicionamento;
- Visitas ao site: focados em cliques no link disponível;
- Engajamento: focado em aumentar o número de interações e seguidores;
- Visualizações de vídeo: específico para anúncios do LinkedIn em vídeos, cujo o objetivo seja aumentar o número de visualizações;
- Geração de leads: capta mais leads no LinkedIn ou gera formulários para o usuário preencher;
- Conversões no site: também serve para captar leads, mas com a diferença de ações de valor definidas por você;
- Candidatos a vaga: específicos para contratação de profissionais.
Onde anunciar?
A resposta é genérica: depende. Mas, para resumir: se a sua empresa é B2B, escolha o LinkedIn Ads. Se seu negócio trata diretamente com o consumidor final, escolha o Facebook Ads. Mas, se puder, invista em ambos!
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