O tráfego pago para negócios locais é uma estratégia importante para marcas que desejam expandir sua presença online e alcançar um público maior dentro da sua região. Investir em anúncios pagos pode impulsionar a visibilidade da sua marca, aumentar o alcance local e atrair clientes relevantes para o seu estabelecimento.

No texto de hoje, você confere como essa estratégia pode ser benéfica para os negócios locais.

 

O que é tráfego pago?

O tráfego pago é a prática de promover um site ou conteúdo por meio de anúncios pagos. Esses anúncios são exibidos em diversas plataformas online, como Google, Facebook, Instagram, LinkedIn, entre outros.

Um dos grandes diferenciais do tráfego pago é a possibilidade de direcionar o conteúdo a um público específico com base em interesses, localização geográfica e outros critérios demográficos bastante específicos.

Sem dúvida, o tráfego pago pode ser usado por qualquer marca, no entanto, vamos salientar a relevância do tráfego pago para negócios locais. Nesse caso, é possível segmentar os anúncios a uma cidade ou região específica, o que possibilita alcançar um público qualificado, tanto no sentido de interesse, quanto no sentido geográfico. Essa segmentação também significa otimizar seu orçamento de marketing, atingindo resultados melhores com o investimento disponível.

 

Quais as vantagens do tráfego pago para negócios locais?

Alcance direcionado

Com o tráfego pago, é possível segmentar seu público-alvo de acordo com a localização. Isso é especialmente vantajoso para negócios locais, já que você pode direcionar anúncios para pessoas que frequentam o local de atendimento da empresa.

Isso serve tanto para empresas que ofertam serviços online ou com entregas de produtos a domicílio, quanto empresas que atendem presencialmente, como restaurantes, clínicas, salão de beleza, etc.

 

Maior visibilidade local

Ao promover seus produtos ou serviços para pessoas próximas ao seu estabelecimento, você ganha mais relevância local, tornando sua marca conhecida na cidade. Essa “fama” ajuda até mesmo no marketing boca a boca, possibilitando que as pessoas indiquem seus produtos ou serviços para outros moradores e até turistas.

 

Custo-benefício

O tráfego pago pode ser altamente eficaz quando comparado a outras formas de publicidade tradicional. Você tem controle sobre o orçamento e pode ajustá-lo de acordo com suas necessidades. Além disso, também conta com muito mais precisão na hora de medir os resultados e, assim, os ajustes são mais assertivos.

 

Plataformas de anúncios para investir em tráfego pago

Google Ads

Os anúncios pagos no Google permitem que os usuários encontrem seu negócio quando pesquisam por produtos ou serviços relacionados à sua área de atuação.

Pelo Google Ads, também é possível vincular anúncios no YouTube e em aplicativos relacionados, bem como em sites que contam com publicidade.

 

Facebook Ads

O Facebook Ads oferece opções de segmentação avançada, permitindo que você atinja um público específico, inclusive localmente.

Nesse caso, é possível vincular anúncios tanto no Facebook quanto no Instagram, seja no feed, stories ou na caixa de mensagem.

 

LinkedIn Ads

O Linkedin é ótimo para empresas B2B. Por isso, se sua marca busca atingir esse público, o LinkedIn Ads é uma ótima opção, em que é possível segmentar com base em setores específicos, localização e cargo.

 

Tráfego pago para negócios locais: passo a passo

Agora que você já entendeu como funciona o tráfego pago para negócios locais, entenda como pôr essa estratégia em prática. Lembre-se que é possível contar um profissional para isso, que possui a experiência e o conhecimento necessários para segmentar o público e gerenciar as plataformas de anúncios, bem como acompanhar os resultados.

Abaixo, você confere um pouco desse processo.

 

1 – Definir objetivos

O primeiro passo é determinar o que você deseja alcançar com seus anúncios. Por exemplo: aumentar as visitas à loja física, impulsionar vendas online ou promover um evento local.

Determinar o objetivo é importante até mesmo na hora de passar para o profissional sua expectativa com o investimento.

 

2 – Conhecer o público

Tão importante quanto o objetivo, é entender quem é o seu público-alvo. Saiba quais são suas preferências, interesses e localização geográfica para direcionar seus anúncios de forma mais eficaz.

Isso serve tanto para segmentar o anúncio de forma assertiva, quanto para criar uma publicação alinhada aos seus interesses, seja um texto, vídeo, imagens, etc.

 

3 – Criar anúncios relevantes

Produza anúncios que sejam atrativos e relevantes para o seu público-alvo, destacando os benefícios do seu produto ou serviço para a comunidade local.

O formato do anúncio vai depender da plataforma em que ele será veiculado. Por exemplo, na rede de pesquisa do Google, é necessário um texto atraente com as palavras-chave buscadas, já quando se trata de um produto veiculado no Google Shopping, é importante ter uma imagem em boa qualidade.

Já nas redes sociais, materiais mais criativos chamam mais atenção: imagens e vídeos podem ser exibidos nos stories e feeds.

 

4 – Monitorar e ajustar

O Tráfego pago não é um “trabalho que acaba depois que termina”, ou seja, mesmo depois de publicar o anúncio, é necessário fazer o acompanhamento dos resultados. Com isso, é possível fazer ajustes para tornar os resultados ainda melhores até o fim da campanha. Além disso, entende-se o que deu certo e o que precisa ser mudado para outras campanhas. Por isso, é comum lançar anúncios com pequenas diferenças para testes A/B, comparando quais escolhas conversam melhor com o público.

Com isso, o último passo, mas não menos importante é: acompanhe o desempenho dos seus anúncios regularmente e faça ajustes conforme necessário para otimizar os resultados.

 

Como investir em tráfego pago?

O tráfego pago é uma ferramenta poderosa para negócios locais que desejam aumentar sua visibilidade online e atrair mais clientes da região. Ao entender como funcionam as plataformas de anúncios e direcionar suas campanhas de forma estratégica, você pode impulsionar o crescimento da sua marca, tornando-se uma referência reconhecida na sua cidade e região.

Para garantir que toda a estratégia seja aplicada com eficácia, garantindo os melhores resultados, conte com profissionais especialistas em tráfego pago. A KBR TEC possui mais de 20 anos ajudando marcas de diversos setores! Para descobrir soluções sob medida, envie uma mensagem pelo WhatsApp ou aqui no site.